Você é ansioso? Como lidar com a ansiedade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Olá a todos vocês que acompanham o blog!
Você é ansioso?
O texto de hoje faz parte da série “Relendo a Bíblia nos Dias de Hoje” e faz uma pergunta bem simples com um texto bem simples e superficial, mas que ao bom entendedor será suficiente.
Então, você é ansioso?

“Ai, meu Deus, vou perder tempo lendo esse texto…”
Esse daí é você ansioso (ou apenas preguiçoso).
Leia, vale a pena!

 

Relendo a Bíblia nos Dias de Hoje (02)

Ansiedade

Ansiedade é o mal do século, como dito por alguns especialistas. Talvez você esteja lendo este texto apressadamente para não perder tempo e achar algo de útil para você…

Ei, fique calmo!

Respire fundo!

Vamos com calma…

Dificilmente encontramos pessoas completamente calmas e despreocupadas, e, se alguma achamos, a tendência é dizer que ela é irresponsável, desinteressada, estúpida ou mesmo desligada, entre outras palavras que podem passar pela sua mente para “classificar” essas pessoas.

Em uma sociedade que tudo é quase instantâneo, inclusive o macarrão, é realmente difícil não ficar ansioso quando o rumo da vida parece estar atrasado ou é inevitável o conflito com o amanhã. Ficamos cada vez mais ansiosos por razões cada vez mais fúteis – diga-se de exemplo conversas não respondidas no Whatsapp ou o tique duplo azul da visualização, e até mesmo com a água que parece que nunca ferve para fazer o macarrão! Ansiedade é algo tão sério que chega a ser algo classificado na literatura médica – exemplo: transtorno de ansiedade generalizada.

Mas então, como posso ficar calmo com tantos problemas para lidar, com o pão para se colocar na mesa, com os filhos para cuidar, com contas para pagar, com trabalho para não atrasar, com alguém na família doente?

O próprio Deus, nas palavras de Jesus, responde a essa pergunta:

Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
 

 

 

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
 Mateus 6:25-26

Cristo nos mostra na própria Natureza que o Pai cuida dos animais, não cuidará Ele de nós? É claro que sim!

Sabem o que é mais interessante, quantos de nós não ficamos ansiosos com a volta de Jesus e com “nossas obrigações ou vida antes da Sua volta”? Nós, jovens, ficamos nos preocupando com nossa faculdade, se vamos formar, casar, ter filhos, tudo o que se tem direito, antes da volta de Jesus.

Fazer planos não é o problema, deixar que eles tomem conta do seu tempo a cada instante e atrapalhem o seu momento do “agora”, do “hoje”, é que é um problema. Estamos perdendo parte de um tempo preciosíssimo ficando ansiosos. E, digo por experiência própria, não é fácil! Sei bem como é isso, e por isso oro pedindo sabedoria para lidar com isso também.

 

O sermão de Jesus continua:

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
 Mateus 6:31-34
 Deus sabe do que nós precisamos e necessitamos, às vezes mais do que o alimento e vestimentas para o dia-a-dia, quando pedimos a Ele algo de que precisamos de verdade e oramos com sinceridade, Ele ouvirá nossa oração. Perceba que você está com seu celular ou seu computador lendo este texto agora, significa que você tem quem providencie para você seu sustento, você tem o que comer, o que vestir e pelo que agradecer – pois todas as bençãos, antes de tudo, provêm de Deus.

Ansiedade, muita das vezes, significa não confiar em Deus.

Então vamos mudar a pergunta que inicia nosso texto “Você é ansioso?” para “Você não confia em Deus?” que então perceberemos o quanto estamos ansiosos de verdade.

Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. É uma promessa! Teremos tudo de que precisamos, apenas precisamos confiar!

 

Como? Exercitando fé e confiança, entregando a Deus nossos problemas e esperar uma resposta. Esperar sentado? Não, faça sua parte, mas faça consciente de que Deus estará lhe providenciando o necessário, desde as coisas mais pequenas até as mais difíceis!

Que possamos confiar no Senhor e reflitamos na Sua palavra, pois relendo a Bíblia nos dias de hoje, nos traz lições das quais precisamos essencialmente para que cuidemos de cada dia individualmente, pois a cada dia basta seu mal.
André Basualto