Capítulo de hoje: Levítico 8

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

 

No capítulo 8 de Levítico, temos o chamado para a família de Arão assumir o sacerdócio. O primeiro requisito era comprovar que era realmente descendente de Arão. O segundo requisito era integridade física. Ninguém com deformidade ou ferimentos poderia se aproximar do altar ou até mesmo de entrar no santuário. Os sacerdotes também não poderiam ter hábitos nocivos, como bebida forte e vinho.

A questão da santidade é constantemente enfatizada na descrição da obra dos sacerdotes. Por isso, antes que iniciassem a ministração no santuário, foram santificados – separados – para a função que desempenhariam. Arão deveria ser ungido com óleo e seus filhos deviam aspergir óleo na porta da tenda da congregação. Seguida da cerimônia de lavagem, onde Arão lavou seus filhos, e outras pessoas lavaram Arão. Não poderiam lavar-se, pois o estado de pureza que Deus exigia era algo que não podiam fazer por si.

Após este processo, Arão foi vestido (não poderia, igualmente, vestir-se sozinho) como sumo sacerdote. Moisés ungiu o tabernáculo e toda a sua mobília, antes de ungir a Arão. A unção foi considerada uma espécie de coroação de Arão.

Sobre o sacrifício no verso 14, Moisés atuou como sacerdote. Como o trabalho de Arão ainda não tinha começado atuou também como sumo sacerdote. Ele entrou, inclusive, no local santíssimo e ungiu a arca do testemunho. A aplicação de sangue na orelha direita significava consagração ao serviço de Deus. Assim, Arão devia atender diligentemente às ordens de Deus e não dar ouvidos para o mal. Da mesma forma a aplicação no polegar direito significa consagração das ações, através das suas mãos. Bem como a aplicação de sangue no polegar direito significa andar desviando-se do mal.

Como tinham consagrado com o sacrifício do carneiro, o altar recebia mais atenção do que qualquer parte do santuário. Após esta cerimônia de dedicação, a consagração estava completa, devendo Arão e seus filhos sair do santuário apenas após sete dias. Neste período, teriam momentos de estudo, oração e meditação para praticar o ritual diversas vezes e não cometer equívocos no ofício.

Feliz sábado! Espero que você esteja gozando de todas as bênçãos sabáticas que Deus preparou para você e também que esteja sendo bênção para os necessitados!